Fundo da Jaguar-Land Rover investe numa moto eléctrica

O InMotion, um fundo do Grupo Jaguar-Land Rover, investiu na ARC, uma nova marca de motos fundada por um antigo executivo da marca de Coventry, Mark Truman.

O primeiro modelo chama-se Vector: é construído em carbono, para reduzir o peso e potenciar a rigidez estrutural, as baterias estão integradas no monobloco que forma o quadro para optimizar a repartição de massas e a motorização é eléctrica para ser politicamente correcta.

Os braços oscilantes da suspensão são em carbono, os amortecedores fornecidos pela Ohlins e os travões desenvolvidos pela Brembo. A Vector pesa apenas 220 kg, um valor ao nível do que encontramos nas motos de competição.

O motor eléctrico e o "pacote" de baterias permite passar de 0 a 96 km/h em 3,1 segundos e chegar aos 193 km/h. Segundo o fabricante, esta moto tem uma autonomia de 320 km, numa utilização urbana, mas apenas 193 km em auto-estrada. Esta moto pode ter vários opcionais, a começar por um capacete específico, que inclui um head-up display.

A Jaguar-Land Rover envolveu-se neste projecto através de um Fundo que procura colocar o Grupo "como líder em tecnologias disruptivas viradas para o ambiente", referiu Sebastian Peck, o director executivo da InMotion. "A nossa missão passa por desenvolver e expandir a pegada ecológica da Jaguar e da Land Rover no novo mundo da mobilidade Premium", acrescentou.

Em destaque